價格:免費
檔案大小:435.6 MB
版本需求:需要 iOS 12.0 或以上版本。與 iPhone、iPad 及 iPod touch 相容。
支援語言:英語
Lisboa Viral
17 vírus invadem Lisboa. Mas não causam gripe. São obras de Arte Aumentada criadas pelo artista Leonel Moura com implementação da NextReality.
Nesta exposição pioneira a cidade transforma-se na grande tela da expressão artística do futuro. A virose é tecnológica e o seu efeito nas pessoas ambivalente. Causam, em simultâneo, fascínio e medo pelo que anunciam. Estes vírus são esculturas artificiais, mas também símbolos da transformação da cidade e, em geral, das aceleradas mudanças que se têm vindo a operar na cultura e na civilização humana.
Os 17 vírus estão espalhados por Lisboa e, também, por Sintra, Cascais, Ericeira, Sesimbra e Mafra. São estacionários, podendo ser observados de qualquer ponto de vista, registados em fotos e vídeos e partilhados nas redes sociais.
Lisboa Viral tem o apoio do Turismo de Lisboa.
Leonel Moura é um artista precursor na aplicação da robótica e da inteligência artificial à arte. Desde o princípio do século criou vários robôs pintores. As primeiras pinturas realizadas em 2002 com um braço robótico foram capa da revista do MIT dedicada à Vida Artificial. RAP, criado em 2006 para o Museu de História Natural de Nova Iorque, faz desenhos de forma autónoma, decide quando a obra está pronta e assina.
Outras obras incluem instalações interativas, pinturas e esculturas de “enxame” e a peça RUR de Karel Capek, com 3 robôs atores, estreada em São Paulo em 2010. O Robotarium, inaugurado em 2007, descrito como um zoo para robôs, foi o primeiro do género no mundo.
Nos últimos anos Leonel Moura tem também produzido esculturas de grande dimensão em impressão 3D e projetos de Realidade Aumentada.
É autor de vários livros sobre Arte e Ciência.
Em 2009 foi nomeado Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação pela Comissão Europeia.
Recentemente participou na exposição “Artistes & Robots” no Grand Palais em Paris e na exposição “Cérebro” na Fundação Gulbenkian.
支援平台:iPhone, iPad